NOTÍCIAS

Por que maio é o Mês de Maria?

03/05/2018

Da Redação: Canção Nova

Foto: Divulgação

Postado por: Vilmar Ramos

 

Essa ideia de dedicar todo um mês a Nossa Senhora não é nova. De fato, podemos remontar já na idade média uma devoção parecida que nos meses de agosto e setembro dedicava-se trinta dias nos quais se faziam exercícios piedosos para honrar Maria. Essa devoção se chamava Tricesimum. Mas com o passar do tempo, deslocou-se essa devoção para o mês de maio por uma razão muito bonita. A primavera.

Em primeiro lugar, lembremos que no hemisfério sul maio não é primavera, mas outono. No hemisfério norte, portanto, é que se celebra a chegada da primavera nesse mês. E desse hemisfério é que vem tal devoção. Depois de ter isso claro, podemos pensar na primavera como fenômeno e ver as razões pelas quais é muito bonito e conveniente que seja na chegada da primavera que se celebre uma especial devoção dedicada a Maria.

A primavera é a estação que segue o inverno que pode ser muito rigoroso em algumas partes. Nesse inverno rigoroso a vida é difícil, nada cresce, é preciso viver em uma maior austeridade. No inverno vive-se, de alguma forma, em espera. Em espera da primavera que virá com seu calor e vida nova. Primavera na qual florescerão novamente as plantas, na qual o solo se tornará fértil mais uma vez para produzir o sustento do homem. Se o inverno é o tempo da espera, a primavera é o tempo da promessa, da realização da espera. Muitos são os artistas que buscaram plasmar em suas obras esse frescor primaveril. Para citar um exemplo, podemos nos remeter a famosíssima obra de Vivaldi, as quatro estações. Certamente todos já estamos familiarizados com essa obra, mas talvez possamos voltar a escutá-la buscando perceber essa alegria que o autor trata de mostrar.