NOTÍCIAS

Quatro curiosidades sobre Carolina Maria de Jesus

15/01/2019

Da redação| O Quarto de Carolina

Foto: Divulgação

Publicado por Pábolo Oliveira 

Conheça algumas curiosidades de Carolina Maria de Jesus
 
Você sabia que o sítio onde Carolina Maria de Jesus morou existe até hoje?
 
Com o lançamento do livro “Quarto de Despejo”, Carolina arrecada uma quantia boa em dinheiro e se muda para o bairro de Santana, localizado na região norte de São Paulo. Porém, não se adapta aos vizinhos e se muda para um sítio, localizado na região de Parelheiros. O sítio permanece intacto e é preservado pela sua filha Vera Eunice, com a intenção de manter a essência da mãe.
 
Literatura de movimento?
 
Após sair de Sacramento-MG, Carolina passou por várias cidades, como Franca e Ribeirão Preto. Mas, ao chegar a São Paulo, foi morar em uma favela chamada Canindé, localizada na região norte da capital. Durante os anos em que Carolina viveu lá, denunciou as condições de miséria em que vivia e a constante chegada de migrantes do campo, fadados ao mesmo destino. Carolina foi a precursora em mostrar o que antes era escondido pelas elites, o que, anos depois, a fez vista sob a perspectiva de uma literatura considerada marginal.
 
Você sabia que Carolina também era cantora?
 
Além de escrever, Carolina adorava cantar e chegou a gravar suas composições. Apesar de raras, estão disponibilizadas aqui no site.
 
Carolina Maria de Jesus atuou como atriz ?
 
Carolina atuou como atriz em um documentário alemão, que protagonizou a vida na pobreza vivida por ela mesma. Mas o documentário foi impedido de ser exibido aqui no Brasil durante a ditadura militar, pois apresentava a miséria da favela no Canindé.